quinta-feira, 19 de julho de 2012

QUAL É O NOSSO PAPEL DIANTE DA “FARSA” DAS ELEIÇÕES?



Sabemos que o sistema político vigente (burguês) serve aos velhos partidos da ordem. Durante as eleições, por exemplo, o tempo que cada partido tem na campanha eleitoral (rádio e TV), que é medido pelo número de deputados federais eleitos no último pleito. Desta forma, os velhos partidos, que sempre dominaram a política nacional, têm todas as condições de se manterem no poder. E eles não poupam recursos para continuar no poder.

Os financiadores das grandes campanhas são as construtoras, banqueiros, latifundiários, donos das grandes empresas e indústrias. E é depois das eleições que, numa situação de “toma-lá-dá-cá”, exigirão que sejam aprovadas medidas para que se beneficiem. Deste modo, farão com que a realidade continue como está, pois lucram muito em cima da pobreza e da exploração dos trabalhadores. Por isso que o povo vota com esperança de mudanças e elas não acontecem. E os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres e endividados.

Nós do PSOL pensamos e fazemos bem diferente disso. Nossa campanha é financiada pelos trabalhadores e militantes, pouco a pouco, de modo que firmamos compromisso apenas com a população trabalhadora. Afinal, conforme o ditado popular, “quem paga a banda escolhe a música”.

Diante dessa situação, aproveitaremos o espaço eleitoral para estabelecer o diálogo com a população para denunciar os ataques contra nossos direitos sociais, que aumentam a cada dia. Levaremos à frente as causas dos trabalhadores e não das grandes empresas. Nessas eleições, traremos ao público as discussões que não serão levantadas pelos partidos tradicionais.

Embora sejamos um partido, não atuamos somente no período eleitoral. Para nós a mudança se dá em todos os espaços do cotidiano. Se alcançarmos um mandato na Câmara de Vereadores de Toledo, ele servirá como mais um instrumento quem queremos fortalecer em prol das lutas em defesa das liberdades e por igualdade social e contra o sistema de exploração. Apresentaremos propostas objetivas que irão de encontro com os interesses da classe trabalhadora. Denunciaremos e combateremos todas as políticas que são planejadas contra a população e que só beneficia as elites.

PRECISAMOS DE VOZES DESTOANTES!

VOCÊ TEM OPÇÃO! VOCÊ TEM PSOL!

PARA VEREADOR LORENZO BALEN 50.123




quarta-feira, 18 de julho de 2012

TODO APOIO À GREVE DOS TRABALHADORES DA FAVILLE - Marechal Cândido Rondon-PR

A que ponto chegou a situação! Os trabalhadores são obrigados a fazer greve para receber o que já está em lei: pagamento de salário, auxílio alimentação, depósito do FGTS, etc. Enquanto isso a Faville há anos recebe generosos empréstimos da Prefeitura Municipal. Dinheiro emprestado de pai pra filho! Não é por acaso que o dono da empresa coordenou a campanha do atual prefeito! O que a empresa faz com esse dinheiro?

A empresa alega que não tem dinheiro e que não tem matéria-prima. Porém, os trabalhadores não podem pagar pelo calote do patrão aos fornecedores! É um absurdo que uma empresa que recebeu o terreno da prefeitura, vários incentivos e generosos empréstimos, agora diga que não tem dinheiro para pagar o salário dos trabalhadores. Isso, sem contar o contrato milionário que tinha com o governo do Estado para vender merenda às escolas!

A lei de recuperação de empresas (Lei 11.101/05) afirma que em caso de falência, as primeiras dívidas a serem pagas devem ser as trabalhistas (salário, INSS e outros). Caso a empresa não tenha dinheiro suficiente, uma das garantias dos trabalhadores é o direito de assumir e administrar o patrimônio da empresa.

Dia 16 os trabalhadores em luta conquistaram uma vitória parcial: a empresa propôs parcelar o salário de junho em duas vezes. Porém isso é insuficiente. Que garantia os trabalhadores têm com uma empresa que já atrasa o salário há mais de 1 ano? Se a greve continuar é possível conseguir mais. A empresa precisa garantir o pagamento imediato de todo o salário atrasado, o depósito do FGTS, todo o auxilio alimentação e a manutenção de todos os empregos. É preciso também melhorar o salário dos trabalhadores. Quem produz a riqueza são os trabalhadores. Quem paga os impostos também são os trabalhadores.

Em todo país as empresas lucram com incentivos do governo (redução do IPI, empréstimos facilitados, etc), mas não pensam duas vezes antes de demitir os trabalhadores. Por isso é importante também aprovar um termo onde a empresa se comprometa a não demitir ninguém. No caso de demissão a greve deve retornar.

- Pagamento imediato de todo o atrasado!
- Por melhores salários!
- Garantia de não demissão!
- Os trabalhadores não podem pagar pela crise. A culpa é dos patrões!
- Ninguém pode trabalhar doente!Por saúde e melhores condições de trabalho!

A força dos trabalhadores está na união e na luta. Pela continuidade da greve.



PSOL - PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – MAL C. RONDON
PSTU - PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO – OESTE DO PARANÁ



sexta-feira, 6 de julho de 2012

PSOL LANÇA CANDIDATURA JOVEM E NÃO SE COLIGA EM TOLEDO


NOTA OFICIAL:

PSOL LANÇA CANDIDATURA JOVEM E NÃO SE COLIGA EM TOLEDO

Neste ano Toledo terá um fator novo nas eleições. O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL registrou a candidatura a vereador de Lorenzo Gabriel Balen. Embora seja apenas uma candidatura, ela representa a construção de um coletivo de jovens e trabalhadores que buscam construir um novo rumo na política local e regional, com a clara opção pela definição de uma classe: a defesa dos direitos da classe trabalhadora e a luta incansável junto à juventude.

O PSOL veio para Toledo há menos de um ano e, desde então, tem se firmado com sua autonomia de luta política e pela identidade ideológica de se posicionar de forma crítica em relação aos assuntos que permeiam a vida social. Por tal razão e pela sua condição de classe é que o PSOL não aceitou o convite (oferta) para se coligar com os grupos políticos tradicionais do município. 

Temos visto a instalação recente de diversos partidos em Toledo, às vésperas das eleições, demonstrando que vieram com um único propósito: de ser uma legenda de aluguel, transformando as eleições num grande balcão de negócios. Não apresentam claramente para que ou para quem vieram, qual sua proposta política. Mas, com certeza, servirão para beneficiar os velhos partidos que comprarão seus horários na TV e nas rádios. Isso tudo a um custo muito alto a ser pago pela população depois das eleições, pois, ao reproduzir essa mesma prática, distribuirão cargos com salários abusivos e, muitas vezes, agirão com ingerência nos processos licitatórios – a famosa corrupção.
Descrição: https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
O PSOL, além de não aceitar esse comércio eleitoral, não se vende e também não compra influência política. Muito menos contrata “cabos-eleitorais” para fazer a campanha.  Nas ruas, nas casas, nos locais de convivência e trabalho, na internet, no “boca-a-boca”; os militantes do PSOL atuarão voluntariamente junto a todas as pessoas que acreditam e constroem uma referência classista na forma de lutar.

No âmbito federal, o PSOL propõe uma forma de organização social construído a partir de experiências de lutas em todo o país e no mundo, que apontam para a superação do capitalismo e pela construção de uma sociedade socialista. Nossa proposta em Toledo ainda é nova e se apresenta como uma ferramenta de organização, politização e luta por ser construída. Deste modo, abrimos espaço para que mais pessoas possam se somar nessa causa. Não para substituir os trabalhadores, mas para levar adiante uma proposta construída pelo coletivo.

Durante os próximos meses, os militantes e apoiadores do PSOL estarão conversando com a população e apresentando um histórico de lutas do partido e as bandeiras que serão propostas pela candidatura, que caminharão na continuada luta em defesa e pela ampliação dos direitos sociais já conquistados.

O PSOL veio para fazer diferente. A candidatura de Lorenzo Balen, além de já conter, em sua trajetória, a responsabilidade e a persistência de luta da juventude - a partir de diversas experiências coletivas, carregará a coragem diante necessidade de mudança e de um novo fôlego para a juventude e todos aqueles que querem uma outra sociedade. Uma sociedade que não privilegie a exploração e o lucro acima da vida social. Que desconstrua o individualismo e a alienação. Que proporcione a tomada de consciência e a garantia da liberdade.

No entanto, essa árdua tarefa é um desafio e uma proposta de luta, que vai além das eleições! E essa é uma tarefa de muitos, para todos os momentos!


PARA VEREADOR: LORENZO BALEN 50.123
PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE – PSOL TOLEDO





PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - Comissão Provisória Municipal de Toledo - Paraná